Advogados na Mídia - Mercado Corporativo
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Pessoas Físicas e Jurídicas esperam um atendimento diferenciado dos escritórios de advocacia
- Humanizado e Competitivo -
aiaawa
Erga Omnes
Douglas de Souza |Assessoria de Imprensa Jurídica e Corporativa
douglas@ergaomnes.net.br
A imensa maioria dos escritórios de advocacia no Brasil, - com o advento da tecnologia - com destaque às mídias digitais - que alterou maneira de interagir com as pessoas e com o setor corporativo - estão encontrando dificuldades para expandir as suas carteiras de clientes. Hoje, as empresas que necessitam de um atendimento jurídico ,visando atender as suas demandas, priorizam os escritórios que apresentam respostas rápidas às suas necessidades. Escritórios que desenvolvem uma comunicação acertiva, conectados com as ferramentas processadas por uma Assessoria de Imprensa .
O perfil conservador do setor é uma das causas que levam os advogados(as) a não se atualizarem. Os mesmos, investem o "tempo" na concentração da defesa dos processos, e, nos estudos das interpretações dos fatos jurídicos que norteiam as decisões do poder judiciário. O não investimento no setor de “Relacionamento Social com o Público Alvo”, resulta no fechamento de muitos escritórios de advocacia pelo país. Só no ano de 2022, mais de 400 escritórios encerraram as suas atividades, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.
País com mais advogados no Mundo
Segundo dados da OAB, atualmente há cerca de 1.360 mil de advogados no Brasil, 1.210 cursos de Direito no país, com cerca de 900 mil estudantes. O Brasil é um dos países com mais advogados per capita do mundo e novos advogados são formados em grande escala todos os anos. No Estado de São Paulo concentram cerca de 376 mil escritórios de advocacias.
De acordo com o especialista em Assessoria de Imprensa Jurídica, jornalista Douglas de Souza, o mundo jurídico, era até alguns anos atrás, um ambiente controlado por famílias tradicionais. Avô advogado, neto advogado. Esses profissionais, enriqueciam mais pelo status da herança hereditária , do que pela sua real capacidade profissional. Resultando com isso, na conquista de uma grande fatia do mercado de captação de clientes. "Literalmente, os clientes só procuravam esses escritórios de administrados por famílias tradicionais", diz.
Novas Competências
Para o jornalista, esse fator provocou uma comodidade profissional nestes grandes escritórios. Gerando uma falsa zona de conforto . O jornalista informa ainda que, para se manter competitivo neste setor, o advogado deve apresentar competências que vão além da sua performance acadêmica e da qualidade dos serviços prestados. Ou seja, o que não é ensinado na faculdade, mas que permeia competências e conhecimentos que vão desde ao empreendedorismo, gestão, marketing, atração e encantamento de clientes, desenvolvimento de pessoas e liderança", analisa.
Assessoria de imprensa
Para construir uma carreira de destaque e conseguir boas oportunidades, o profissional necessita contar com o apoio de uma Assessoria de Imprensa, para poder agir de forma estratégica. Além de ter foco no negócio e desenvolver visão empreendedora. "Em tempos de tecnologias e mídias digitais o advogado precisa estar conectado às soluções dos problemas dos seus clientes, ter a presença digital, sem deixar de lado a pessoalidade do serviço jurídico", finaliza