Benckmarking - conhecendo o concorrente
Aumento do desempenho
A comparação de práticas junto a escritórios-referência pode ajudar a identificar eventuais gaps de produtividade, lucratividade e rentabilidade.
As boas práticas adotadas por esses escritórios podem indicar quais são os elementos essenciais em nossa gestão que precisam de melhoria, os gargalos que reduzem a nossa eficiência e os aspectos que levam ao desperdício de produtividade e rentabilidade.
Redução da curva de aprendizagem
Ao observar os resultados já atingidos por escritórios-referência com a adoção de certas estratégias, você pode reduzir a sua curva de aprendizagem.
Aquilo que precisaria ser pensado, criado e planejado do “zero”, poderá ser levado diretamente para o plano da ação e execução por meio do benchmarking para escritórios de advocacia.
O benchmarking na advocacia possibilita retratar a realidade do seu escritório dentro do segmento jurídico.
Além disso, permite que você visualize quais são os pontos fortes do seu escritório que merecem ser mantidos e continuamente investidos, bem como os pontos fracos que fragilizam o seu posicionamento estratégico no mercado e que devem ser trabalhados.
O autoconhecimento é o ponto de partida para qualquer ação e ele deve partir de critérios externos e objetivos, e não de “achismos” subjetivos.
Melhora na experiência do cliente
Em última instância, o desejo de todo escritório é oferecer uma experiência de excelência aos seus clientes.
Por meio do benchmarking, você pode obter informações sobre como os escritórios-referência estão viabilizando a satisfação dos seus clientes e recebendo feedbacks positivos.
Assim, analise quais são as técnicas de abordagem, prospecção, atendimento e relacionamento que adotam com relação aos clientes. A forma como fazem as coisas também poderá revelar, indiretamente, as preferências e as necessidades dos clientes jurídicos e inspirá-los nas suas melhorias.
Identificação de oportunidades
O benchmarking na advocacia possibilita, também, identificar tendências e oportunidades no mercado.
A movimentação dos concorrentes para determinadas direções são informações valiosas que podem levar a nichos não explorados, novas áreas de atuação e mercados pouco acessados.
Inovação
Há, ainda, um benefício do benchmarking em sentido oposto: dar uma olhada nos concorrentes justamente para verificar o que eles “não fazem”.
O fato de sermos muito parecidos uns com os outros nos dá a vantagem de termos um mar disponível para inovações. Inovar é, basicamente, criar algo novo que gere valor.
Você só saberá o que é novo ao ter a referência do que é velho. Observe o que o mercado jurídico não oferece e inspire-se para desenvolver formas inovadoras e diferenciadas de advogar.