Advogada(o), sabia que a assessoria de imprensa também pode te ajudar?
Ao servir de ponte entre os advogados e a mídia, os assessores estão divulgando um serviço ao público, o que aumenta a popularidade do escritório.
Além de criar pautas para a mídia tradicional, a assessoria de imprensa também desenvolve conteúdos especiais para a internet, contribuindo com o rankeamento do site do escritório no Google.
Acontece que quando mais citações relevantes uma página da web tem, seja em blogs ou jornais online, maiores são as chances de o site ficar entre os primeiros resultados do buscador. O resultado é um maior aumento de cliques no site e, consequentemente, maiores carteira de clientes
Ao contrário do que muitos pensam, a OAB permite que os escritórios jurídicos façam publicidade. No entanto, algumas regras precisam ser respeitadas.
De acordo com o Código de Ética e Disciplina da instituição, “o advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”. Há ainda o provimento 94/2000 da OAB que reafirma o que diz o código da seguinte forma: "é permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar."
Nesse sentido, a assessoria de imprensa para advogados pode ser feita, pois se propõe a divulgar os serviços jurídicos de maneira objetiva. Além disso, esse tipo de publicidade, ainda que tradicional, é o mais eficaz da atualidade, já que permite a inserção na mídia de maneira espontânea, e a um custo mais em conta.
Mas, então, o que divulgar para a imprensa que seja relevante e de interesse geral? E essa resposta pode ser mais simples do que você imagina.
Grande parte dos assuntos jurídicos, que norteiam o noticiário, necessita de um especialista para explicá-los. Nesse sentido, os advogados podem servir como fonte de informação. É possível, por exemplo, que o profissional comente alterações na legislação, decisões judiciais e até temáticas mais recorrentes, como contratos e outros documentos.
Como se não bastasse isso, que já garante bastante espaço na mídia, também vale a pena divulgar os próprios cases do escritório para o público. Você pode divulgar pesquisas exclusivas sobre assuntos jurídicos, recebimento de prêmios, palestras e demais eventos. A função do assessor de imprensa é identificar oportunidades e assuntos interessantes para transformá-los em pautas.
A divulgação das pautas e press releases também é um serviço do assessor de imprensa. Cabe a esse profissional de comunicação fazer o follow up com os jornalistas, para garantir que as matérias desejadas sejam publicadas.
Grandes jornais e portais como costumam solicitar a opinião e orientação de advogados para validarem as matérias. Por isso, as possibilidades de ter o nome divulgado nesse tipo de mídia são grandes.
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